sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Curiosidades!


Todas as vezes que conversar com seu bebê, você vai saber que ele se lembrará do que você está falando – pelo menos durante os 10 minutos seguintes. Esta é a ideia de um estudo publicado na edição de julho do jornal Child Development.
Cientistas holandeses – do Maastricht University Medical Centre e do University Medical Centre St. Radboud, concluíram que o bebê possui a capacidade de memorizar acontecimentos ainda dentro do útero da mãe.
O resultado mostrou que, a partir da 30ª semana, os bebês possuem a chamada memória curta. É possível que fetos ainda mais novos possuam esta habilidade, mas ainda não há comprovação, pois o estudo abrange apenas aqueles com idade gestacional igual ou maior a 30 semanas.
Ao final do ciclo de experimentações, concluiu-se que, a partir da 34ª semana de gestação, os bebês apresentam a capacidade de captar informações e recuperá-las durante as quatro semanas seguintes.
Se, antes, conversar com seu filho ainda no útero era uma indicação relevante, agora é fundamental. Além de trazer benefícios para o desenvolvimento afetivo da criança, ainda ajuda no aprendizado.

Os bebês sonham ainda no ventre materno.

Verdade. Especialistas já flagraram o sono REM (sigla em inglês de movimento rápido dos olhos), característico de quem está sonhando, a partir da 23a. semana de gestação. Não se sabe o conteúdo dos sonhos, mas eles devem estar relacionados a sensações e experiências vividas no útero.

O primeiro choro do bebê acontece apenas depois do nascimento

Mentira. Cientistas australianos descobriram, com ajuda de imagens de ultra-som gravadas em vídeo, que um grupo de fetos no primeiro trimestre de gestação apresentou comportamento de choro (abertura de boca e tremor de queixo) em resposta a sons de baixos decibéis no abdome materno.

A visão é o último sentido do feto a se desenvolver.

Verdade. As pálpebras dos fetos permanecem fechadas até a 26a semana de gestação. Apesar da ausência de luz dentro do útero, eles desenvolvem a visão e reagem a feixes de luz com a aceleração do batimento do coração.

* fonte: Revista CRESCER

Um comentário:

  1. Oi Camila!!!!
    Parabéns pelo meninão!!!!! Que o Gabriel venha com muita sáude!!!!
    Adorei este post com algumas curiosidades. Principalmente porque estou com quase 34 semanas e isso significa que o Gui já lembra de bastante coisa, né!!!!!
    Beijinhos pra ti e pro Gabriel!!!

    ResponderExcluir